segunda-feira, 2 de janeiro de 2006

A ameaça continua





Tal como se previa (?), todos os esforços para desencalhar o "CP Valour" da praia da fajã, foram infrutíferos...
Depois de mais uma telenovela portuguesa com protagonistas holandeses e um helicóptesro russo que vinha e depois não veio porque avariou em Sta Maria. Depois de "oficialmente" o combustível dos tanques ter sido declarado inofensivo mas ainda lá estarem 600 toneladas a espalharem-se pela costa. Depois de cabos enrolados nas hélices do rebocador com evidente atraso nas operações. Depois de, consequentemente o navio ter acamado, adornado e começarem os rombos no casco...finalmente a tripulação desertou e o armador considerou o navio irrecuperável, o que, para quem conhece as lides náutica, era a hipótese evidente há muito tempo.
Agora resta saber se o tempo previsto pelo armador, para o desmantelamento do navio (8 meses) será realmente cumprido!
É que será uma tarefa extremamente cara e com difículdade técnica suplementar devido ás condições adversas do mar, habituais na costa norte do Faial.
Contamos com a responsabilidade do armador pois, é compreensível que não é agradável gastar uma imensidade de dinheiro sem qualquer hipótese de retorno...esperemos que o armador esteja realmente disposto a cumprir a sua obrigação e que as autoridades se mantenham vigilantes em relação a isso, porque de contrário teremos um novo "Tolan", desta vez na nossa ilha.