terça-feira, 28 de fevereiro de 2006

Saudades do Carnaval

Nunca fui grande “folião”, mas mesmo assim tenho saudades do Carnaval de há uns anos atrás.
Tenho saudades do baile do Amor da Pátria e dos nossos grupos fantasiados a rigor…nunca ganhámos o prémio mas a competição era engraçada e arranjávamos as mais elaboradas técnicas de contra informação para mantermos a nossa fantasia em máximo sigilo até à grande noite.
A própria constituição dos grupos exigia uma apurada técnica de negociação, onde os elementos do núcleo duro do grupo tentava seduzir outros participantes que pela sua boa disposição ou status fossem uma mais valia para a apresentação desse ano. Chegava a haver um autêntico mercado de transferências.
Tenho saudades do baile do Faial Sport. Era mais ao estilo Carnaval Trapalhão, com fantasias individuais, mas era um ponto alto entrar no pavilhão do clube adversário, para além de que era um baile que nos permitia mais liberdades nas artes do namoro, ao contrário do Amor da Pátria onde costumava ir a maior parte dos pais e amigos dos nossos pais.
Mas do que mais tenho saudades é dos nossos assaltos de Carnaval!
Invariavelmente realizados em garagens, apenas para grupos bem definidos onde quase que era preciso palavra passe para entrar e nunca excedendo as 20 ou 30 pessoas…obviamente que uniformemente e estratégicamente distribuídas pelos dois sexos.
As raparigas levavam os comes e nós os bebes.
A música era criteriosamente seleccionada: os hits da pop dessa altura, algumas músicas de Carnaval e...muitos slows, pois claro, que os pares já se vinham adivinhando há algumas semanas e era nestes assaltos que tudo começava.