domingo, 12 de março de 2006

Boa Vida


Dia de sol sem nuvens, já a lembrar que a Primavera está quase aí!
Atravessámos a ponte, de vidros abertos e com as colunas a debitarem Jack Johnson “In Between Dreams”.
Ultrapassámos a Caparica cheia…de gente sedenta de mostrar a face aos primeiros raios de sol. Logo á frente fica a Fonte da telha, outra praia também com esplanadas, também desorganizada, também com gente em passeio de fim de semana, porém com zonas menos acessíveis e portanto mais tranquilas.
Estacionámos por lá, para lá das zonas onde param os pseudo-betos destes fins de semana. Elas de saltos atolados na areia de acesso à esplanada…eles exibindo o pólo “Lacoste” e os “Rayban” comprados no Freeport. Para ambos, o fim de semana não é um prazer…é uma exibição das suas vaidades.
Passámos á frente e caminhámos pela beira da água, para o fim do horizonte. No início ainda circulam famílias que aproveitam a praia para alargar os horizontes dos filhos, atletas quase profissionais na “corridinha na praia”, casais de namorados e de acasalados, passeadores de cães e outros que como nós, simplesmente apreciam estar ao pé do mar.
Quando essa zona populosa começou a desaparecer e a praia ficou mais “pura” sentámo-nos na areia a falar de tudo e de nada. Apeteceu-me mergulhar…mas fiquei-me pelos tornozelos, que a água até doía!
Num instante o sol começou a roçar o horizonte e logo o ar ficou mais frio, convidando a vestir a camisola de lã. È nesta altura que a praia fica mais bonita…em tons de vermelho e nós ali na esplanada, quase vazia, com as nossas camisolas de lã e uma meia de leite fumegante a aquecer-nos as entranhas.